sábado, 11 de dezembro de 2010

Teias e Cadeias Alimentares

Neste tópico vou-vos falar das Teias e cadeias alimentares (:

Então , uma cadeia alimentar é constituída por 3 seres essências na sua produção:

- Seres Produtores
- Seres Consumidores
- Seres Decompositores

Comecemos pelos seres produtores. Os seres produtores podem ser plantas, arvores, algas, flores, arbustos e algumas bactérias. Estes seres, que, como o nome indica, produzem o seu próprio alimento, são a base da relação da alimentação de uma cadeia alimentar. Os seres que comem os seres produtores, ingerem a energia contida no Produtor. Os seres produtores normalmente fazem a fotossíntese, cuja esta é a maior fonte de energia alguma vez vista, que vem do Sol. Como já dissemos, os seres produtores são o alimento dos seres Consumidores.

Os seres Consumidores alimentam-se dos seres produtores. Estes seres são normalmente insectos, que comem plantas, passando para eles toda a energia contida na planta, que foi acumulada pela fotossíntese do Sol. Estes seres alimentam-se de seres externos porque estes, ao contrario dos Produtores, não conseguem produzir o seu próprio alimento, logo tem que ir buscá-lo a outras fontes de energia, neste caso, as plantas. Esta classe envolve os seres herbívoros, Carnívoros. Os consumidores primários são os consumidores herbívoros, e os secundários são animais que se alimentam de outros animais.


Quando um ser consumidor morre, ou seja, um organismo morre, os seres que actuam são as bactérias e os fungos, os seres Decompositores. Os seres decompositores são os seres responsáveis por devolver á “cadeia alimentar” os produtos em sais minerais e os produtos orgânicos, que poderam conter energia ou não, aos seres produtores, fechando assim o ciclo de uma cadeia alimentar. Após a “função” dos decompositores estar acabada, o ciclo volta todo a acontecer uma e outra vez. Os produtores fazem a fotossintese, armazenam energia e sais, os consumidores alimentam-se dos produtores, os consumidores morrem, e os decompositores actuam.

Os níveis tróficos são os vários níveis apresentados na cadeia alimentar, sendo-nos mostrado o ser produtor e o ser consumidor. Pode existir, nos níveis tróficos, mais do que um consumidor porque por exemplo uma folha de uma planta é comida por uma minhoca, mas também é comida por uma aranha. A minhoca, armazenando a energia da folha, é comida por uma rã, ou por um pássaro, onde transporta a sua energia, para a rã ou para o pássaro. Quando existe mais que um consumidor, no caso da minhoca e da aranha, existe um consumidor primário e um consumidor secundário. Por vezes, os níveis tróficos da cadeia alimentar tendem a atingir elevados níveis, e por isso, as vezes o conceito Cadeia alimentar tende a evoluir para um outro, a teia alimentar, abrangendo um maior numero de níveis tróficos.

Assim, uma cadeia alimentar é um seguimento de seres vivos (Animais, humanos, etc) na qual uns se alimentam daqueles que lhes antecedem na cadeia, para depois serem comidos por aqueles que lhe seguem.

E uma teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que se interligam num ecossistema.

Sem comentários: